quarta-feira, 15 de junho de 2011

Contos Fantasporto 2012: Regulamento


Concurso de Contos de Ficção Científica – Fantasporto 2012

Regulamento


O Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto decidiu celebrar na sua edição de 2012 o Cinema de Ficção Científica. Paralelamente a essa iniciativa, promove o presente Concurso de Contos de Ficção Científica – Fantasporto 2012, com o seguinte regulamento:

1- São aceites contos inéditos, em língua portuguesa, com reconhecíveis elementos de Ficção Científica. Tratando-se de um género vasto, que transcende definições simples, os critérios de avaliação serão baseados em três pilares: ambiência, carácter especulativo e criatividade.

2- Cada autor só poderá submeter um conto a concurso. A extensão máxima de cada conto a concurso será de 75.000 caracteres (incluindo espaços).

3- Os contos deverão ser submetidos em ficheiro electrónico, formato rtf ou word, como anexo de um email enviado para contos.fantas@gmail.com. O ficheiro do manuscrito terá formatação A4, espaçamento de linha e meia, fonte Times New Roman, tamanho 12. O manuscrito apenas será identificado, na página de rosto, pelo título do conto e pseudónimo do autor. O corpo do email de submissão incluirá o pseudónimo, o nome verdadeiro, morada e contacto telefónico. O título do email de submissão deverá incluir a referência “Concurso de Contos de Ficção Científica – Fantasporto 2012”.

4- Os contos seleccionados serão incluídos na Antologia de Contos de Ficção Científica – Fantasporto 2012, organizada por Rogério Ribeiro e publicada na colecção 1001 Mundos (Ed. Gailivro). Caberá ao organizador determinar quantos contos a concurso, para além do vencedor, poderão ser publicados; respeitando para isso a ordenação atribuída pelo Júri. A par dos contos a concurso seleccionados, a Antologia conterá também contos de autores convidados, nacionais ou estrangeiros.

5- A data limite de submissão de manuscritos é 14 de Outubro de 2011. Os contos recebidos em data posterior serão automaticamente excluídos. O resultado do Concurso será anunciado até ao fim de Novembro. A Antologia será lançada durante o Fantasporto 2012, a realizar de 20 de Fevereiro a 4 de Março de 2012.

6- O Júri do Concurso de Contos de Ficção Científica – Fantasporto 2012 será constituído pelo organizador da Antologia e por um representante da Editora Gailivro. Adicionalmente, serão convidados outros membros de reconhecida competência. A constituição efectiva do Júri apenas será tornada pública aquando do anúncio do vencedor.

7- O Júri designará um vencedor do Concurso, e várias menções honrosas, devidamente ordenadas. O Júri poderá decidir não distinguir qualquer conto a concurso, caso entenda não estarem preenchidos os devidos padrões de qualidade. Os membros do Júri não poderão participar com contos a concurso. A decisão do júri é final.

8- Cada autor publicado terá direito a um exemplar gratuito da Antologia e aos respectivos direitos de autor pagos pela Editora Gailivro; calculados por divisão entre os autores publicados. A reprodução dos contos publicados até um ano após a data de lançamento da Antologia só poderá ser feita por concordância do organizador da Antologia e da Editora, a pedido do autor. Nos restantes casos, os autores mantêm a total propriedade da sua obra.

9- As questões não cobertas por este regulamento serão resolvidas pelo organizador da Antologia.

10- A submissão ao Concurso de Contos de Ficção Científica – Fantasporto 2012 pressupõe a aceitação integral do presente regulamento.


10 comentários:

  1. Gostaria de saber se está aberto a brasileiros,

    Atenciosamente,

    Bruno Ramos

    ResponderEliminar
  2. Caro Rogério,

    Acerca do ponto 8:

    « A reprodução dos contos publicados até um ano após a data de lançamento da Antologia só poderá ser feita por concordância do organizador da Antologia e da Editora, a pedido do autor. Nos restantes casos, os autores mantêm a total propriedade da sua obra.»

    gostava de perguntar se é possível fazer uma excepção para quem prefere dispensar a "propriedade" e publicar o que escreve como obra no domínio público ou sem outras restrições (mesmo que implique prescindir de royalties, obviamente).

    Obrigado, desde já.

    ResponderEliminar
  3. Caro Ludwig,

    Após o dito período de um ano, o autor é livre de publicar o conto como quiser. Antes disso, poderá ser aberta uma excepção, quando se considere que tal beneficie o autor e beneficie/não prejudique a editora.
    Querer colocar o conto simplesmente em domínio público, imagino que na internet, não me parece que possa constituir uma dessas excepções.
    Como compreenderá, se o conto estiver disponível dessa forma, não fará muito sentido estar a publicá-lo na antologia.
    Quanto a dispensar a propriedade, creio que, no quadro desta antologia, não lhe trará vantagens a si ou à editora. Portanto, mesmo que o coloque em domínio público após o período de um ano, terá à mesma direito aos royalties.

    Cumprimentos,
    Rogério

    ResponderEliminar
  4. Caro Bruno,

    Apesar da intenção da antologia se centrar nos autores portugueses, os contos brasileiros também serão considerados.

    Cumprimentos,
    Rogério

    ResponderEliminar
  5. Não estou entendendo. Pessoa de nacionalidade brasileira não pode participar? É só para cidadãos portugueses?

    ResponderEliminar
  6. A iniciativa foi lançada a pensar em escritores portugueses, mas os autores brasileiros também poderão concorrer, sim.

    Cumprimentos,
    Rogério

    ResponderEliminar
  7. Caro Rogério,

    Eu compreendo que ter o monopólio da distribuição durante um ano seja economicamente vantajoso para a editora. No entanto, como prémio, ficar durante um ano proibido de distribuir a obra que se criou não é muito apelativo para o autor. Especialmente se for alguém que, por princípio, se opõe a restrições destas (e ainda por cima à sua própria obra...).

    Mas se são essas as regras, e se quem concorrer tem de aceitar essa restrição, paciência. Obrigado à mesma pelo esclarecimento.

    ResponderEliminar
  8. "São aceites contos inéditos, em língua portuguesa, com reconhecíveis elementos de Ficção Científica..."

    Gostaria apenas de confirmar se, tal como eu penso que seja, a História Alternativa pode ser considerada um sub-género da Ficçao Cientifica, e nesse sentido, se o concurso também está aberto a contos dessa natureza.

    Cumprimentos,

    Filipe

    ResponderEliminar
  9. Caro Filipe,

    O concurso aceita contos de História Alternativa, sim.

    Cumprimentos,
    Rogério

    ResponderEliminar
  10. muito besta isso ai viu

    ResponderEliminar